Praça Victor Konder

Endereço

Padre Roberto Landel de Moura - Centro

Telefone

-

Contempla o Monumento da Poesia, inaugurado em 1.998 em homenagem ao Poeta Haicadista Martinho Bruning, e o busto Victor Konder, inaugurado no dia 05/02/1928, de autoria da Fundição Mário Liberato (Rio), com a presença do então governador Adolpho Konder em homenagem ao Ministro da Viação no Governo do Presidente Washington Luis. Em 1930, o busto foi arrancado do pedestal e atirado ao Ribeirão da Velha pelos revolucionários getulistas. A recolocação só aconteceu em 1947, dezessete anos depois.

Nessa praça encontra-se também a locomotiva Macuca, importada da Alemanha em 1908, que chegou ao Brasil a bordo do Vapor Klobenz, que também trazia oitocentas toneladas de material para a Estrada de Ferro Santa Catarina. Nesta praça encontram-se também um espelho d’água e um chafariz.

Outro elemento é o Marco Comemorativo do Lions Clube de Blumenau, feito em concreto com inscrições em bronze, que consiste em uma composição de três pilastras de concreto com uma data no centro (1822-1972 – ano de colocação).