Santur e trade turístico do Vale Europeu buscam estratégias para a retomada do Turismo na região

29/04/2020

Representantes da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) reuniram-se, por meio de videoconferência, nesta quarta (29), com integrantes do trade turístico do Vale Europeu, empresários, secretários de turismo da região e membros da Instância de Governança Regional (IGR), com o intuito de debater medidas a serem tomadas no momento de pandemia e em como buscar a volta do crescimento do setor. O turismo regional foi colocado como prioridade pelos participantes, que destacaram a necessidade de soluções conjuntas na retomada das atividades turísticas.

O presidente da Santur, Leandro Mané Ferrari, ouviu atentamente os anseios dos presentes na conversa e destacou a importância desse contato. “É fundamental essa aproximação com todo o Trade do Estado, para que possamos compreender todas as necessidades daqueles que estão na linha de frente do turismo em Santa Catarina neste momento tão delicado. A conversa com a IGR Vale Europeu, juntamente com empresários e secretários de turismo, esclareceu os pontos que a Santur, como representante do turismo no governo, pode contribuir de uma maneira mais assertiva. E assim será daqui para frente, sempre vamos trabalhar bem próximo daqueles que realizam o turismo em Santa Catarina - disse Mane Ferrari, presidente da Santur.

Durante a reunião, foi apontada a tendência de que o turismo regional seja o primeiro a se reerguer, sendo necessária a colaboração de todos os setores turísticos para compreender os desafios e pensar soluções. Para isso, entendeu-se que é preciso trabalhar a regionalização, com uma série de ações com foco na segurança dos turistas, tanto nos locais de origem e destino, bem como no transporte. Os participantes também destacaram a necessidade de ser criada uma certificação de boas práticas dos prestadores de serviço como ferramenta para recuperar a confiança do consumidor.

Com ênfase no combate às aglomerações, mas a favor da retomada lenta das atividades, como vem sendo feito em outros países e, dentre as diferentes ações discutidas, concordou-se que as atividades no segmento do ecoturismo, principalmente as trilhas ecológicas, deverão passar por uma onda de crescimento após a pandemia. Ressaltou-se a importância do mapeamento desses pontos turísticos para desenvolver e promover o produto. Ainda foi abordada a necessidade de planejamento estratégico a fim de construir metodologia turística calçada na proximidade.

“A reunião foi muito positiva, com entrosamento e troca de boas ideias sobre o que é possível fazer durante esta pandemia. Iremos conjugar informações para que o plano de retomada do Turismo no Vale Europeu, que abrange 19 municípios, possa servir de modelo para outras regiões”, declarou o conselheiro estadual de Turismo e diretor de Governança do Vale Europeu, Edmilson Silva.

Ao final do encontro virtual, também ficou acordado que as iniciativas tomadas pelas IGRs devem ser compartilhadas com a Santur para que haja uma estruturação e ação única, visando máxima cobertura no Estado. Da Santur, além de Mané Ferrari, participaram da reunião o diretor de Marketing, Carlos Eduardo Sá; Fábio Luís Farber, gerente de Promoção; e Renê Meneses, assessor especial.

“De grande valia a conferência com os representantes do IGR Vale Europeu e gestores públicos em um momento tão preocupante para o setor do Turismo, em decorrência da crise gerada pela pandemia. O caminho é utilizar cada vez mais as tecnologias e trabalharmos integrados, sem pensar em concorrência, mas sim em criar estratégias para a retomada”, declarou a vice-prefeita de Pomerode, Gladys Sievert.

Do Vale Europeu, participaram Aloísio Salom, do Sebrae de Blumenau; Andrei Muller, secretário de Turismo de Guabiruba; Astrid Lecker, diretora de Turismo de Pomerode; Fernanda Hass, diretoria Convention Blumenau e Vale Europeu; Dimas Luis Felipe, do Vale das Águas e Vale Europeu; Edimilson Silva, diretor de Governança do Vale Europeu; Elisangela Dalla Brida, da Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Trento; Fabio Peçanha, diretor do Senac de Blumenau e Timbó; Giovana Lenzi, diretora de Turismo e Cultura de Rio dos Cedros; Jeferson Silva, coordenador do Senac de Timbó e da diretoria do Vale Europeu; Luiza Borba, diretora de Turismo de Blumenau; Maurício Benedito, diretor de Turismo de Benedito Novo; João Almeida, gerente de Promoção de Turismo de Pomerode; e Gladys Sievert, vice-prefeita de Pomerode.