Projeto visa trazer experiência de especialistas alemães ao Brasil

16/03/2016

Que Blumenau é uma cidade tipicamente alemã, isso todo mundo já sabe. E, desde 1983, um trabalho desenvolvido na Alemanha e, posteriormente, no município tem fortificado ainda mais a relação entre os dois países. A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, com escritório estadual na cidade, é representante oficial no Brasil do Senior Experten Service (SES), um programa com foco no intercâmbio de especialistas alemães, em diversas áreas de atuação, que já estão aposentados.

Durante este mês, Blumenau recebe, por exemplo, a visita do músico alemão Georg Rainer Mirwald, participante da iniciativa, que ficará na cidade até o dia 1º abril. A vinda do artista aconteceu em parceria com o Parque Vila Germânica. O músico está realizando visitas técnicas em bandas de Blumenau e região, proporcionando troca de experiências entre os artistas e contribuindo para melhorar ainda mais a qualidade dos conjuntos daqui.

Nas últimas semanas, o músico já participou de oficinas e visitou bandas de Blumenau. Nesta quinta-feira, dia 17, Mirwald participa de um Encontro Musical. Na oportunidade, músicos de diversos grupos vão formar uma grande banda sob a regência do alemão. A apresentação inicia às 19h30 no Centro Cultural 25 de julho.

O programa
O gerente regional da Câmara Brasil-Alemanha de Santa Catarina, Wagner Chugaste Júnior, explica que a consultoria é voluntária e que o SES possui mais de 11 mil currículos de especialistas alemães em seu banco de dados. Até hoje, nestes 33 anos, mais de 38 mil intercâmbios já foram realizados pelo mundo. No Brasil, foram, aproximadamente, 300 missões até aqui, gerando benefícios à indústria, comércio, prestação de serviços, entre outras áreas.

“Para nós, é excelente poder oferecer um programa como o SES, onde a consultoria realizada por um especialista no assunto é gerada de forma voluntária, por uma pessoa experiente e já aposentada e que pode, assim, passar adiante e de forma exclusiva todo o seu conhecimento para a empresa beneficiada”, afirma Chugaste.

Assessor de Comunicação: Felipe Rodrigues