Prefeitura recebe projeto "Salvaguarda do Acervo do Museu da Cerveja"

18/02/2016

Foram quase dois meses de trabalho em prol do Museu da Cerveja de Blumenau. A historiadora Maria Helena dos Santos Moratelli e as museólogas Raquel Brambilla e Marcella Monteiro Borel entregaram na última semana à Secretaria de Turismo o inventário e arrolamento do acervo do museu. Estes documentos museológicos são obrigatórios, conforme lei 11.904. Na prática, foram listados todos os objetos e suas especificações. A partir de agora, todo item doado será registrado juntamente com os outros, resultando em um controle total do acervo.

A realização do trabalho foi contemplada pelo Edital do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura de 2014, desenvolvido todos os anos pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O projeto é de autoria da historiadora Maria Helena. A premiação é voltada à produção, circulação, pesquisa, formação, preservação e difusão cultura. O trabalho contou com auxilio dos funcionários do Museu da Cerveja.

Com o projeto, 100% do acervo possui informações primárias salvaguardadas por meio do Arrolamento e do Livro de Inventário. É por meio deles que os funcionários irão se basear para identificar o acervo, bem como legitimar o mesmo como sendo de posse do museu, pois as marcações enumeradas sobre o objeto serão permanentes e o registro no livro se torna um controle interno do museu.

"São documentos fundamentais para que tenhamos conhecimento de todo o acervo e também contribui para a segurança do acervo museológico", confirma Andréia Mandel, colaboradora da Secretaria de Turismo, que acompanhou o desenvolvimento do trabalho.

Significados dos termos:

Arrolamento: ação que tem como função levantar ou listar o número real de objetos que compõem o acervo dando à equipe de profissionais responsáveis o conhecimento sobre a existência e condição dos objetos.

Inventário: é o recurso que permite identificar e controlar os objetos que fazem parte do acervo do museu, isto é, um levantamento individualizado e completo dos bens relativos a uma instituição ou pessoa, abrangendo registro, identificação de classificação.

Assessor de Comunicação: Felipe Rodrigues