Plano Municipal de Turismo é sancionado

13/05/2016

Em uma cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, dia 13, na Vila Germânica, o prefeito Napoleão Bernardes sancionou a Lei nº 7.139, que oficializa o Plano Municipal de Turismo (PMT), o primeiro da história de Blumenau. O projeto foi para a Câmara de Vereadores em março, em regime de urgência, e aprovado por todos os parlamentares. O documento foi construído coletivamente por mais de 100 representantes do poder público e da iniciativa privada. Ao todo foram nove encontros para o desenvolvimento do projeto.

O PMT trata dos programas e das ações necessárias para o fomento e crescimento da atividade turística de forma sustentável, expressando uma política para todos os níveis. É o plano que vai apontar o caminho a ser seguido, definindo e orientando ações para o turismo local através de objetivos e metas de curto, médio e longos prazos. “O turismo é um dos principais pilares econômicos de Blumenau e esse documento mostra que a cidade está comprometida com o futuro do setor”, disse o prefeito Napoleão Bernardes durante a cerimônia.

A condução das ações e metas do Plano ficará sob responsabilidade do Conselho Municipal de Turismo, que fará a atualização das informações do documento. De acordo com o presidente da entidade, Richard Steinhausen, essa atualização pode acontecer sempre quando a comunidade e o trade turístico considerem necessário. “De agora em diante o conselho irá atuar pensando nas prioridades para Blumenau”, destacou o presidente.

Convênios
Na ocasião, o prefeito Napoleão Bernardes também assinou dois convênios para importantes entidades do município. Um deles é para a Associação dos Clubes de Caça e Tiro, no valor de R$ 78 mil. O outro é de R$ 130 mil para o Vale Europeu Convention & Visitours Bureau. Os repasses irão auxiliar as entidades nas atividades e ações realizadas em prol de Blumenau.


Assessor de Comunicação: Felipe Rodrigues