Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável da Nova Rússia é entregue

27/03/2019

Ocorreu nesta terça-feira, dia 26, a entrega do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) para a região da Nova Rússia. O evento aconteceu no Recanto Silvestre, localizado na Nova Rússia, e contou com a presença do prefeito Mário Hildebrandt, do secretário de Turismo e Lazer, Ricardo Stodieck, demais autoridades municipais e estaduais, além de representantes da comunidade local.

O plano vinha sendo desenvolvido desde março de 2018 e é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau (Sectur) e o Sebrae. Durante o desenvolvimento do plano foram realizados estudos preliminares na região da Nova Rússia, contando com diversas visitas aos atrativos turísticos, recantos, meios de hospedagens e estabelecimentos de alimentos e bebidas, sempre buscando mapear e caracterizar a oferta turística do local.

O secretário de Turismo e Lazer, Ricardo Stodieck, conta que durante a elaboração do plano foi conversado com várias entidades e secretarias do governo municipal para que as mesmas pudessem contribuir com propostas e ações de melhorias para a região. “Também foram realizadas consultorias, através do Sebrae, com os moradores que possuem negócios voltados ao turismo na região para que eles pudessem otimizar a oferta de serviços e o atendimento aos turistas que visitam a Nova Rússia”, afirma.

O PDITS conta com ações programadas por diversas entidades com o intuito de levar melhorias aos moradores da região da Nova Rússia. São ações voltadas ao desenvolvimento da região que têm forte atuação no turismo sustentável do município. Ao todo, são 11 entidades e órgãos do governo municipal e estadual envolvidas: Sebrae, Polícia Militar, Celesc, Seterb, Faema, Samae, Defesa Civil, IPAN, ICMBIO, Secretaria de Gestão Governamental e a Secretaria de Turismo e Lazer.

Com a intenção de dar uma guinada no desenvolvimento do turismo local, o PDITS foi elaborado e organizado com ações a serem realizadas nas seguintes áreas: Infraestrutura Básica e de Apoio ao Turismo; Gestão e Monitoramento; Sustentabilidade; Capacitação; Promoção e Comercialização e Produtos e Serviços Inovadores. “Nossa intenção é fazer que a Nova Rússia seja reconhecida nacionalmente como uma rota turística cultural e ecológica indispensável para quem visita Blumenau”, reitera Stodieck.

A diretora de Planejamento e Promoção da Secretaria de Turismo, Luisa Borda, explica que a ação faz parte dos resultados do Plano Municipal de Turismo de Blumenau e também do Plano Nacional de Turismo, que têm como foco principal a sustentabilidade. “Todas as entidades e secretarias participantes terão ações a serem desenvolvidas a partir da entrega desse plano, sempre com foco na melhoria da região da Nova Rússia”, relata.


Assessor de Comunicação: Diorgnes Saldanha Lima
Fotos: Michele Lamin