Criada normativa para credenciamento de Condutores Culturais

26/04/2016

Pensando em promover e valorizar o importante serviço oferecido pelos Monitores de Turismo/Condutores Culturais, a Secretaria de Turismo e a Procuradoria Geral do Município criaram uma normativa que estabelece os procedimentos para credenciamento destes profissionais. Para realizar o cadastro, os interessados devem se dirigir até a Secretaria de Turismo, que fica no Parque Vila Germânica, Rua Alberto Stein, 199, na Velha, em horário comercial.

Com o credenciamento realizado, os condutores recebem um crachá oficial desenvolvido pela Secretaria de Turismo e têm seu nome inserido no quadro de profissionais publicado no site http://www.turismoblumenau.com.br. Assim, agências de viagens, receptivos e turistas sabem quem são os profissionais cadastrados à disposição e suas qualificações.

"A normatização estabelece critérios a serem atendidos para quem desejar trabalhar neste serviço (idade, formação) e enfatiza a sua área de atuação, que é diferente do Guia de Turismo", destaca a gerente de Planejamento e Promoção da Secretaria de Turismo, Sandra Cristina Nienow.

Conforme portaria nº 27, de 30 de janeiro de 2014, do Ministério do Turismo, considera-se Monitor de Turismo a pessoa que atua na condução e monitoramento de visitantes e turistas em locais de interesse cultural existentes no município, tais como museus, monumentos e prédios históricos, desenvolvendo atividades interpretativas fundamentadas na história e memória local, contribuindo para a valorização e conservação do patrimônio histórico existente, não sendo permitido ao monitor de turismo a condução de visitantes fora dos limites do respectivo local.

Já o Guia de Turismo é o profissional que exerce as atividades de acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas. Mais informações sobre a legislação podem ser encontradas no endereço eletrônico http://www.turismo.gov.br/legislacao.

Para solicitar o credenciamento, o Monitor de Turismo deve ter no mínimo 18 anos e ter formação específica reconhecida pelo Ministério de Educação ou curso de capacitação, com carga horária igual ou superior a 200 (duzentas) horas. "O credenciamento traz segurança para quem contrata e para quem oferece o serviço", ressalta a gerente.

Assessor de Comunicação: Felipe Rodrigues