Comissão do PDITS faz viagem técnica ao Rio Grande do Sul

03/05/2019

Entre os dias 28 e 30 de abril, os empreendedores e representantes de algumas das secretarias municipais e entidades envolvidas no Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) da Nova Rússia realizaram uma viagem técnica. A viagem, que já estava programada no cronograma de ações do Plano, teve como destino os municípios de Bento Gonçalves e Garibaldi, cidades da Serra Gaúcha, para conhecer os roteiros Caminhos de Pedra e Estrada do Sabor, dois cases de sucesso, que também passaram por um planejamento focado no turismo integrado e sustentável.

A primeira parada foi na Casa Merlin, em Bento Gonçalves. O local funciona como sede da Associação Caminhos de Pedra. A casa que é conhecida também por ser a maior casa de pedra da região de Bento Gonçalves, foi doada pela Família Merlin à comunidade. Além de ser sede da associação, funciona como espaço para realização de atividades culturais e comunitárias. No Caminhos de Pedra, além da Casa Merlin, também foram visitados o Parque da Ovelha, Casa do Tomate, Cantina e Vinícola Staprazzon e a Casa das Cucas Vitiaceri.

Acompanhados de Luciana Thomé, consultora do Sebrae SC, os membros integrantes do PDTIS puderam entender como a coletividade e o associativismo dos empreendimentos do Caminhos de Pedra e também da Estrada do Sabor funcionam. “Os serviços e atrações funcionam de forma que um promove o outro e juntos formam um grande quebra-cabeça, que conta ao turista um pouco da história de cada região”, explica.

A diretora de Planejamento e Promoção da Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau, Luisa Borda, ressalta que durante a visita os empreendedores da Nova Rússia puderam entender como a união entre eles e o sentimento de associativismo contribui de forma positiva e que este é o diferencial que faz esses roteiros terem o sucesso que têm. “Foram grandes aprendizados colhidos nesta visita técnica e na troca de experiências entre os envolvidos dos dois estados”, relata.

Ainda em Bento Gonçalves os integrantes do PDITS puderam conhecer o Parque de Aventura Gasper, um dos maiores do Brasil. Lá foi possível entender como turismo de aventura e a natureza podem trabalhar de forma simples, eficiente e, principalmente, segura.

Em Garibaldi, a comissão conheceu a Estrada do Sabor, um roteiro criado com a intenção de desenvolver o turismo rural da região. O projeto envolve famílias que têm como principal atividade a agricultura e agroindústria. Com o roteiro, as famílias complementam a renda recebendo turistas em suas residências e também vendem os produtos típicos elaborados na região.

“Esta viagem técnica nos mostrou que temos um grande diamante nas mãos que precisa ser lapidado. Só com muito trabalho vamos fazer com que os conhecimentos se concretizem”, afirma Mário Pavesi, um dos empreendedores da região da Nova Rússia presente na viagem.

Para Isolde Krug, artesã e moradora da Nova Rússia, o importante é não deixar esse sentimento de coletividade e associativismo acabar e “acreditar, acima de tudo, na união do grupo”.

Luisa Borda explica que o próximo passo agora é elaborar um cronograma de reuniões para debater sobre as informações colhidas na viagem técnica e encorajar os empreendedores a dar continuidade aos projetos já programados, para assim colocar em prática as idéias adquiridas na viagem.

Sobre o PDITS

Apresentado em março deste ano, o plano é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau e o Sebrae. Foram realizados estudos preliminares na região da Nova Rússia, contando com diversas visitas aos atrativos turísticos locais, recantos, meios de hospedagem e estabelecimentos alimentícios, sempre buscando mapear e caracterizar a oferta turística do local.

O PDITS conta com várias ações programadas por diversas entidades e tem o intuito de proporcionar melhorias aos moradores e à região da Nova Rússia. As ações são voltadas, principalmente, ao desenvolvimento da região, que tem forte atuação no turismo sustentável do município.
O secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck, fala que “a intenção é fazer com que a Nova Rússia seja reconhecida nacionalmente como uma rota turística cultural e ecológica indispensável para quem visita Blumenau”.

Assessor de Comunicação: Diorgnes Saldanha Lima