Brassagem que relembra receita de cerveja de 1860 ocorre neste sábado

24/10/2018

Ocorre neste sábado, dia 27, a brassagem de uma das primeiras receitas de cerveja produzidas em Blumenau. A releitura da cerveja produzida em 1860 pela Cervejaria Hosang, a primeira do município, ocorrerá na Praça Hercílio Luz, em frente ao Museu da Cerveja, das 10h30 às 15h30. O evento oferecerá degustação gratuita para maiores de 18 anos. A brassagem é uma iniciativa dos descendentes de Heinrich Hosang, com o apoio da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e da Ablutec.

A receita da cerveja foi retirada de um pequeno livro de receitas escrito pelo próprio Heinrich Hosang, primeiro cervejeiro de Blumenau, e que está em posse de seus descendentes, Jorge Irineu Hosang, Claudio Schroeder e Samanta Zimmermann. Jorge e Claudio vão produzir a cerveja no dia do evento e que já produziram os mais de 50 litros que serão oferecidos gratuitamente ao público.

“Com essa brassagem queremos preservar a cultura cervejeira e celebrar nosso ancestral e seu projeto pioneiro de montar uma das primeiras cervejarias industriais do Brasil. É uma celebração que queremos promover junto com a comunidade blumenauense, que foi a cidade que o acolheu e possibilitou a viabilidade de seu sonho”, comenta Jorge.

“Desde o fim de 2017, quando ficamos sabendo da existência desse livro de receitas, aguardamos e incentivamos esta brassagem”, diz Ricardo Stodieck, presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo e Lazer. Stodieck explica que eventos dessa natureza são muito importantes não apenas para a comunidade cervejeira da região e para a Capital Brasileira da Cerveja, mas também para integrar o Museu da Cerveja a essa comunidade e para promover aproximação entre toda a população blumenauense e a cultura cervejeira.

No sábado, além da degustação da cerveja feita pelos descendentes da Hosang, a Ablutec e o Museu da Cerveja farão a distribuição de tampinhas personalizadas para colecionadores e kits com 100 tampinhas para cervejeiros caseiros fecharem seus envazes.

Assessora de Comunicação: Ana Matesco.